8 de janeiro de 2010

Como ter um orgasmo durante o parto

Por Andres Vera

O eco dos gritos de dor reverbera pelas salas de parto. Sem anestesia, a mãe que dá à luz sente um desconforto tão grande que já foi classificado como a pior dor que existe. Enquanto métodos alternativos e menos dolorosos ganham novos adeptos, uma nova corrente surge para provar que qualquer mãe pode não só sublimar a dor como ter um orgasmo durante o parto. O movimento informal ganhou o nome de Orgasmic Birth (Parto com Orgasmo) e serviu de inspiração para um documentário de mesmo nome. Lançado no ano passado e exibido na televisão americana em janeiro, Orgasmic Birth mostra obstetras, enfermeiras e psicólogos defendendo a ideia do prazer da mãe durante o nascimento dos filhos. Depoimentos de especialistas dividem os minutos do filme com cenas em que mães dão à luz, literalmente, em êxtase.

“O orgasmo durante o parto é um dos maiores segredos da maternidade”, diz a educadora americana Debra Pascali-Bonaro, diretora do documentário. Durante cinco anos, Debra colheu depoimentos de mães que passaram pela experiência. Os críticos da cesárea e da mecanização do parto normal assistiram ao filme com entusiasmo. Mães americanas têm compartilhado a experiência em fóruns de discussão e blogs na internet. Para se alcançar o orgasmo durante o nascimento do bebê, a mulher precisa dispensar a anestesia e encarar as temidas contrações de maneira positiva. Um ambiente calmo, distante da impessoalidade do hospital, também ajuda a deixar a gestante mais relaxada.

Mas misturar maternidade e prazer na mesma frase continua implausível para muitos. A polêmica, no entanto, não chegou à medicina. O orgasmo durante o parto não é comum, embora apareça na literatura médica. “A mulher pode ter orgasmo até durante a amamentação”, diz o médico Alberto d’Aurea, diretor do Hospital e Maternidade Santa Joana, de São Paulo. “O problema é que para atingir esse prazer, a mãe precisa estar à vontade. Muitos médicos acreditam que isso atrapalha a praticidade do procedimento”. Quando a medicina passou a priorizar a eficiência e a rapidez no parto, o prazer da mãe foi encarado com ceticismo e deixado de lado. Em entrevista a ÉPOCA, a diretora de Orgasmic Birth Debra Pascali-Bonaro comenta a repercussão do filme e dá dicas para as mães que não querem sentir dor ao dar à luz.


ÉPOCA – Como uma mulher se sente quando tem um orgasmo durante o parto?

Debra Pascali-Bonaro - Existe uma grande variedade de sensações, boas ou ruins, que a mulher pode sentir durante o parto, e uma delas é o orgasmo. Pode ser um orgasmo verdadeiro ou uma sensação orgástica ou de êxtase causado pelo movimento do bebê. É um segredo tão bem guardado que muitas mulheres, quando passam pela experiência, ficam espantadas a ponto de não contar a ninguém o que aconteceu. Estamos acostumados a uma cultura do parto dolorido e difícil. Quem não tem medo e está bem preparada pode experimentar o parto com orgasmo.

ÉPOCA – Sentir prazer no parto é apenas uma questão de vontade e preparo?

Debra - A mulher só precisa estar preparada psicologicamente, porque o corpo já está pronto. O hormônio oxitocina, conhecido como o “hormônio do amor”, ajuda a mãe a expulsar o bebê do útero e também é produzido pelo corpo durante uma relação sexual, quando a mulher está excitada. O corpo reage de maneira muito parecida nessas situações que parecem distintas, mas são complementares. O parto faz parte da sexualidade.

ÉPOCA – Isso significa que qualquer mulher pode ter um orgasmo ao dar à luz?

Debra - Não exatamente. Seria como dizer que toda mulher pode ter relações sexuais prazerosas e orgasmos a toda hora. Depende em grande parte do autoconhecimento e uma certa vontade. Não dá para atingir isso sempre. Na verdade, o corpo está preparado para isso, mas a cabeça pode não estar. Vale a mesma coisa para o parto, e esse é o objetivo do filme: simplesmente dizer que a mulher precisa estar aberta a possibilidade de um parto com prazer. Se você não conhece as opções, é como se você não tivesse nenhuma.

ÉPOCA – É possível ter um parto com orgasmo num hospital comum?

Debra - Num hospital típico é desafiador, para não dizer impossível. Mas se o hospital tiver uma sala de parto adequada, onde a mulher se sinta confortável, tenha privacidade e fique cercada de gente de quem ela gosta, é possível. A mulher precisa participar de seu parto, se sentir no centro da situação. Essa participação não significa apenas responder ao “aguente firme e faça força”. A mulher precisa imaginar onde gostaria de estar, que tipo de som ou cheiro a sala vai ter, como será a iluminação. É tomar o controle.

ÉPOCA – Um parto com orgasmo pode trazer algum benefício para a saúde?

Debra - Não existem muitas pesquisas sobre isso, mas um parto confortável diminui muito a chance da mulher ter depressão pós-parto. O que é sentido durante o parto tem um impacto muito grande na saúde da mulher nos primeiros meses de maternidade.

ÉPOCA – Você recebeu muitas críticas pelo documentário?

Debra - Eu li críticas de pessoas que não acreditaram no filme, mas nunca ninguém veio pessoalmente até mim para lançar algum desafio ou dizer que eu disse mentiras. O nome do documentário pode gerar controvérsia e chocar as pessoas, mas o conteúdo traz uma discussão muito profunda sobre a fisiologia do corpo, a interferência dos hormônios e a psicologia do parto. Pode parecer um segredo, mas é mais comum do que imaginamos.

Fonte:
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI65597-15257,00-COMO+TER+UM+ORGASMO+DURANTE+O+PARTO.html
Ou:
http://www.correiodopovo-al.com.br/v2/article/curiosidades/3034

Orgasmic Birth Movie Trailer (english):
http://www.youtube.com/watch?v=zG_6IVmXvr0

Orgasmic Birth Web Site (english):
http://www.orgasmicbirth.com

- Veja também:
Parto Ecológico, uma realidade possível
Importância da Água em Saúde Pública

2 comentários:

  1. Olá, linkei este post no blog q edito sobre saúde materno-infantil - Blog Parto no Brasil.

    http://partonobrasil.blogspot.com/2011/02/parto-orgasmico.html

    Prazer!

    Bianca.

    ResponderExcluir
  2. Baixar o Documentário - Parto Orgásmico - http://goo.gl/Jq89h

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...